Mostrar registro simples

dc.creatorBrasileiro, Regina Maria de Oliveira
dc.date.accessioned2017-07-26T19:51:01Z
dc.date.available2017-07-26T19:51:01Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1271
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação profissional.pt_BR
dc.titleOs significados do Instituto Federal de Alagoas no processo de escolarização do jovem no ensino médio na modalidade de educação profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender os significados do Instituto Federal de Alagoas – IFAL no processo de escolarização do jovem no ensino médio na modalidade de educação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem o estudo de caso enquanto abordagem metodológica. Os sujeitos investigados foram 17 jovens estudantes do 1° ano do ensino médio integrado a educação profissional do curso de Eletrotécnica, ofertado pelo IFAL, Câmpus Maceió. Fundamenta-se nas discussões dos autores Pais (1990), Rocwell, Ezpeleta (1989); Peralva (1997); Galvão; Sposito (2004), Dayrell (2007), Reis (2012). Os resultados mostram que muitos são os motivos para a escolha dos jovens em estudar o ensino médio na modalidade de educação profissional, no qual se destacam o desejo da família e a busca pela qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Conclui-se que o IFAL possui significado para os jovens que optam por estudar nessa instituição, enquanto que para aqueles que foram “obrigados” a fazer parte desse ambiente educacional, a escola passa a não ter sentido.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples