dc.creator | Brasileiro, Regina Maria de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:51:01Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:51:01Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1271 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jovem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional. | pt_BR |
dc.title | Os significados do Instituto Federal de Alagoas no processo de escolarização do jovem no ensino médio na modalidade de educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender os significados do Instituto Federal de Alagoas
– IFAL no processo de escolarização do jovem no ensino médio na modalidade de educação
profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem o estudo de caso enquanto abordagem
metodológica. Os sujeitos investigados foram 17 jovens estudantes do 1° ano do ensino médio
integrado a educação profissional do curso de Eletrotécnica, ofertado pelo IFAL, Câmpus
Maceió. Fundamenta-se nas discussões dos autores Pais (1990), Rocwell, Ezpeleta (1989); Peralva
(1997); Galvão; Sposito (2004), Dayrell (2007), Reis (2012). Os resultados mostram que muitos
são os motivos para a escolha dos jovens em estudar o ensino médio na modalidade de educação
profissional, no qual se destacam o desejo da família e a busca pela qualificação profissional e
inserção no mercado de trabalho. Conclui-se que o IFAL possui significado para os jovens que
optam por estudar nessa instituição, enquanto que para aqueles que foram “obrigados” a fazer
parte desse ambiente educacional, a escola passa a não ter sentido. | pt_BR |