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dc.creatorLima, Aline Cristina da Silva
dc.creatorMedeiros Neta, Olívia Morais de
dc.date.accessioned2017-07-26T19:50:39Z
dc.date.available2017-07-26T19:50:39Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1270
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO ensino de História no curso técnico integrado de Turismo: CEFETRN/IFRN (matriz curricular 2005-2011)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de parte de nossa pesquisa acerca das práticas pedagógicas no Ensino de História do Curso Técnico de Nível Médio Integrado de Turismo, do CEFETRN/ IFRN - Campus Natal/Central (2005-2011). Nesse recorte buscamos compreender o espaço que o Ensino de História ocupava no currículo do referido curso, tendo como norte as orientações curriculares para a área, fruto de discussões empreendidas na passagem do século XIX para o XX. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre a produção do conhecimento na área de Ensino de história, com ênfase no diálogo com trabalhos de Circe Bittencourt, Geraldo Horn e Geyso Germinari. No que concerne a relação Educação/trabalho seguimos os princípios definidos por Antonio Gramsci, revisitando também as concepções de Ensino Médio Integrado e Educação Profissional mais contemporâneas, bem como as prescrições legais para essa modalidade, o Decreto 5.154/2004 e o Plano de Curso de Turismo. Percebemos que embora haja avanços no Ensino de História, e algumas possibilidades do exercício da história temática e de uma aproximação mais eficaz entre história e trabalho, ainda prevalece a noção de linearidade e eurocentrismo na organização curricular, dificultando a proposta de integração inerente ao EMI.pt_BR


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