dc.creator | Lima, Aline Cristina da Silva | |
dc.creator | Medeiros Neta, Olívia Morais de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:50:39Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:50:39Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1270 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | O ensino de História no curso técnico integrado de Turismo: CEFETRN/IFRN (matriz curricular 2005-2011) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se de parte de nossa pesquisa acerca das práticas pedagógicas no
Ensino de História do Curso Técnico de Nível Médio Integrado de Turismo, do CEFETRN/
IFRN - Campus Natal/Central (2005-2011). Nesse recorte buscamos compreender o espaço
que o Ensino de História ocupava no currículo do referido curso, tendo como norte as
orientações curriculares para a área, fruto de discussões empreendidas na passagem do século
XIX para o XX. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre a produção do conhecimento
na área de Ensino de história, com ênfase no diálogo com trabalhos de Circe Bittencourt,
Geraldo Horn e Geyso Germinari. No que concerne a relação Educação/trabalho seguimos
os princípios definidos por Antonio Gramsci, revisitando também as concepções de Ensino
Médio Integrado e Educação Profissional mais contemporâneas, bem como as prescrições
legais para essa modalidade, o Decreto 5.154/2004 e o Plano de Curso de Turismo. Percebemos
que embora haja avanços no Ensino de História, e algumas possibilidades do exercício da
história temática e de uma aproximação mais eficaz entre história e trabalho, ainda prevalece
a noção de linearidade e eurocentrismo na organização curricular, dificultando a proposta de
integração inerente ao EMI. | pt_BR |