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dc.creatorMagalhães, Caroline Stephanie Campos Arimateia
dc.creatorMagalhães, Ricardo Rodrigues
dc.creatorMoura, Dante Henrique
dc.date.accessioned2017-07-26T19:50:16Z
dc.date.available2017-07-26T19:50:16Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1269
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnicopt_BR
dc.subjectPNEpt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.titleProfissionais da educação no PNE 2014-2024: Acomodação ou conflito de interessespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoOs processos produtivos no capitalismo diversificam as funções de comando, de controle, e de defesa, nas diferentes formações sociais. Os espaços ocupados por categorias profissionais, são mediados por relações sociais conflituosas, de diferentes interesses e poder, em confronto nas “arenas”. Dialeticamente, o conflito é estruturante das relações sociais e da ação coletiva no espaço escolar, permeada por correlações de forças entre os fragmentos de classe e o Estado, podendo resultar na materialização de políticas públicas. Nesta pesquisa buscou-se verificar se no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), há uma acomodação ou presença de conflitos de interesses do fragmento da classe trabalhadora, técnicos administrativos da educação profissional. Fundamentou-se na perspectiva do materialismo histórico dialético, com abordagem qualitativa, de análise bibliográfica e documental de marcos históricos e legais da Educação Profissional e do PNE (2014-2024). Os resultados evidenciam presença de acomodação de interesses antagônicos, resultante dos próprios conflitos, aspecto que sugere avanço em reconhecer o trabalho do profissional técnico-administrativo.pt_BR


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