dc.description.resumo | Os processos produtivos no capitalismo diversificam as funções de comando, de controle, e
de defesa, nas diferentes formações sociais. Os espaços ocupados por categorias profissionais,
são mediados por relações sociais conflituosas, de diferentes interesses e poder, em confronto
nas “arenas”. Dialeticamente, o conflito é estruturante das relações sociais e da ação coletiva no
espaço escolar, permeada por correlações de forças entre os fragmentos de classe e o Estado,
podendo resultar na materialização de políticas públicas. Nesta pesquisa buscou-se verificar
se no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), há uma acomodação ou presença
de conflitos de interesses do fragmento da classe trabalhadora, técnicos administrativos da
educação profissional. Fundamentou-se na perspectiva do materialismo histórico dialético,
com abordagem qualitativa, de análise bibliográfica e documental de marcos históricos e
legais da Educação Profissional e do PNE (2014-2024). Os resultados evidenciam presença de
acomodação de interesses antagônicos, resultante dos próprios conflitos, aspecto que sugere
avanço em reconhecer o trabalho do profissional técnico-administrativo. | pt_BR |