dc.creator | Pasqualli, Roberta | |
dc.creator | Vieira, Josimarde Aparecido | |
dc.creator | Vieira, Marilandi Maria Mascarello | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:49:55Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:49:55Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1268 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | EPT | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para a educação profissional e tecnológica a distância da rede federal de educação brasileira: análise das produções acadêmicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o olhar atento para as propostas da Rede e-Tec Brasil, observa-se que a ampliação da oferta
de cursos e vagas por meio da modalidade de educação a distância (EAD) tem levado para
as salas de aulas, presenciais ou virtuais, um número expressivo de bacharéis docentes, com
formação técnica, atendendo ao que demandam os editais de contratação de professores, mas
com pouca ou nenhuma formação pedagógica para o exercício da atividade docente a distância.
Sendo assim, o presente artigo buscou catalogar as produções acadêmicas dos últimos seis anos
acerca da formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) a distância
na Rede Federal de Educação Brasileira, apresentados em Programas de Pós-Graduação Stricto
Sensu e em eventos científicos. Constatou-se a quase inexistência de pesquisas relacionadas
à problemática anunciada. Timidamente surgem trabalhos que iniciam discussões sobre a
formação de professores para a EPT e em maior proporção para a EAD. Indica-se a urgência de
que se aprofundem as discussões e pesquisas acerca desta temática. | pt_BR |