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dc.creatorAlberti, Laura Oliveira
dc.date.accessioned2017-07-26T19:49:13Z
dc.date.available2017-07-26T19:49:13Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1267
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualificação Profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.titleO modelo de educação profissional via políticas públicas do país no governo vigente: estudo de caso PRONATECpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoA temática deste estudo refere-se à relação entre políticas públicas, educação e trabalho, especificamente, a produção atual das políticas públicas de qualificação profissional do país no governo de Dilma Rousseff (2011-2015). O objetivo proposto é investigar em que medida o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego modalidade Brasil Sem Miséria (PRONATEC/BSM) possibilita a “democratização” do saber e a inserção de seus beneficiários no mercado de trabalho, a partir da vivência dos egressos desta política. Busca-se entender a construção basilar da qualificação profissional nacional, a partir de um compêndio histórico busca-se questionar sobre a inserção de trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho no Brasil, de necessidade de adequação da qualificação profissional dos trabalhadores usuários desta política pública. O intuito geral é compreender transformações no âmbito do trabalho em intercâmbio à construção da política PRONATEC/BSM, de que maneira tal relação é estabelecida ao visar suprir o imperativo das empresas e do mercado? Para tal, delimitou-se como estudo de campo através do guia específico PRONATEC/BSM na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. Quanto à técnica de pesquisa propõe-se um estudo de caso do programa nesta cidade.pt_BR


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