dc.creator | Alberti, Laura Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:49:13Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:49:13Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1267 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualificação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.title | O modelo de educação profissional via políticas públicas do país no governo vigente: estudo de caso PRONATEC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática deste estudo refere-se à relação entre políticas públicas, educação e trabalho,
especificamente, a produção atual das políticas públicas de qualificação profissional do país no
governo de Dilma Rousseff (2011-2015). O objetivo proposto é investigar em que medida o
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego modalidade Brasil Sem Miséria
(PRONATEC/BSM) possibilita a “democratização” do saber e a inserção de seus beneficiários
no mercado de trabalho, a partir da vivência dos egressos desta política. Busca-se entender a
construção basilar da qualificação profissional nacional, a partir de um compêndio histórico
busca-se questionar sobre a inserção de trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho
no Brasil, de necessidade de adequação da qualificação profissional dos trabalhadores usuários
desta política pública. O intuito geral é compreender transformações no âmbito do trabalho em
intercâmbio à construção da política PRONATEC/BSM, de que maneira tal relação é estabelecida
ao visar suprir o imperativo das empresas e do mercado? Para tal, delimitou-se como estudo de
campo através do guia específico PRONATEC/BSM na cidade de Santos Dumont, em Minas
Gerais. Quanto à técnica de pesquisa propõe-se um estudo de caso do programa nesta cidade. | pt_BR |