Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Marilandi Maria Mascarello
dc.creatorVieira, Josimar de Aparecido
dc.creatorPasqualli, Roberta
dc.date.accessioned2017-07-26T19:48:49Z
dc.date.available2017-07-26T19:48:49Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1266
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectPrograma Especial de Formação Pedagógicapt_BR
dc.titleFormação de professores da educação profissional nos programas especiais de formação pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO trabalho trata da formação de professores por meio do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional que diferencia dos tradicionais cursos de formação docente, requerendo reflexão sobre as práticas que estão sendo neles desenvolvidas. Analisa como egressos de um Programa caracterizam seu processo de formação docente, avalia em que medida o processo de formação para a docência provoca alterações nas concepções dos egressos e identifica desafios que esses se deparam no processo de constituição docente. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa com análise de dados empíricos coletados através de entrevista semiestruturada realizada com dezenove egressos do Curso de Formação Pedagógica de Docentes do IFRS – Câmpus Sertão. Os relatos foram analisados com a interlocução dos estudos de Garcia (1999), Nóvoa (1997), Pimenta (1999), Bolzan; Isaia (2005), dentre outros. Os resultados indicam que referidos Programas contribuem significativamente no processo de constituição da professoralidade dos professores da educação profissional, qualificando-os para a docência.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples