dc.creator | Vieira, Marilandi Maria Mascarello | |
dc.creator | Vieira, Josimar de Aparecido | |
dc.creator | Pasqualli, Roberta | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:48:49Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:48:49Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1266 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Programa Especial de Formação Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Formação de professores da educação profissional nos programas especiais de formação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho trata da formação de professores por meio do Programa Especial de Formação
Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional que diferencia dos tradicionais cursos de
formação docente, requerendo reflexão sobre as práticas que estão sendo neles desenvolvidas.
Analisa como egressos de um Programa caracterizam seu processo de formação docente, avalia
em que medida o processo de formação para a docência provoca alterações nas concepções
dos egressos e identifica desafios que esses se deparam no processo de constituição docente.
A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa com análise de dados empíricos
coletados através de entrevista semiestruturada realizada com dezenove egressos do Curso de
Formação Pedagógica de Docentes do IFRS – Câmpus Sertão. Os relatos foram analisados com a
interlocução dos estudos de Garcia (1999), Nóvoa (1997), Pimenta (1999), Bolzan; Isaia (2005),
dentre outros. Os resultados indicam que referidos Programas contribuem significativamente
no processo de constituição da professoralidade dos professores da educação profissional,
qualificando-os para a docência. | pt_BR |