dc.creator | Marques, Daniele Luciano | |
dc.creator | Sousa, Antônia de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:47:58Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:47:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1264 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PNE (2014-2024) | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
dc.title | O novo PNE (2014-2024) e a expansão da educação profissional integrada ao Ensino médio da rede estadual do Ceará: IM(possibilidades) para uma formação humana? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo objetiva refletir sobre as (im) possibilidades do novo Plano Nacional de Educação
(PNE) para a Educação Profissional técnica de nível médio e expansão dessa modalidade de
ensino. Trataremos ainda da Educação Profissional integrada ao ensino médio ofertada pela
rede estadual do Ceará. Vale enfatizar que essa modalidade atende ao decreto 5.154/2004 e à Lei
11.741/2008 que sugere a integração da Educação Profissional aos diferentes níveis e modalidades
de educação e às dimensões do trabalho. Vale enfatizar que esse estudo exploratório está ancorado
na concepção de escola unitária de Gramsci (1989) ao propor a união entre escola do trabalho
manual e escola do trabalho intelectual formando especialistas dirigentes capaz de unir teoria e
prática, para além das especializações. Nota-se que o atual PNE, especificamente em sua meta
11, trata da expansão de ofertas para a educação profissional. Questionamos se esse incremento
nas matrículas, tal como é proposto, significará de fato possibilidades ou impossibilidades para
uma formação humana. | pt_BR |