Mostrar registro simples

dc.creatorSantiago, Zilsa Maria Pinto
dc.creatorMaia, Ediane Gomes
dc.date.accessioned2017-07-26T19:47:33Z
dc.date.available2017-07-26T19:47:33Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1263
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectPrática multidisciplinarpt_BR
dc.subjectInclusão e Acessibilidadept_BR
dc.titleO conhecimento da inclusão e acessibilidade no ensino profissional: relato de atividades realizadas com alunos do curso de edificações na E.E.E.P. Juarez Távora em Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO tema inclusão escolar e acessibilidade vem sendo estudado pelo Programa de Educação Inclusiva e Acessibilidade junto à Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, que conta com grupos de estudo com a participação de vários cursos. Neste artigo é relatada a experiência multidisciplinar que faz parte de estudos sobre atitudes sociais e impactos na educação, a qual realizamos na Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora, junto à turma do 3o ano do curso de Edificações. As atividades desenvolvidas foram: explanação sobre “acessibilidade no ambiente construído”; apresentações de trabalhos já realizados pelo grupo da UFC; pequenos debates; filmes com audiodescrição e uma vivência de sensibilização. Concluímos que os alunos dessa turma de ensino médio tiveram boa receptividade ao tema proposto e apresentaram atitudes semelhantes e positivas em relação à inclusão escolar e social de pessoas com deficiência, bem como mostraram interesse na participação das atividades e no material bibliográfico repassado sobre o tema. Consideramos que a experiência realizada com metodologia integradora de saberes pode elevar o nível de consciência dos problemas relacionados à inclusão e influenciar de forma positiva nas atitudes no futuro trabalho técnico profissional.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples