dc.creator | Santiago, Zilsa Maria Pinto | |
dc.creator | Maia, Ediane Gomes | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:47:33Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:47:33Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1263 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Prática multidisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão e Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | O conhecimento da inclusão e acessibilidade no ensino profissional: relato de atividades realizadas com alunos do curso de edificações na E.E.E.P. Juarez Távora em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema inclusão escolar e acessibilidade vem sendo estudado pelo Programa de Educação
Inclusiva e Acessibilidade junto à Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará,
que conta com grupos de estudo com a participação de vários cursos. Neste artigo é relatada
a experiência multidisciplinar que faz parte de estudos sobre atitudes sociais e impactos na
educação, a qual realizamos na Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora, junto
à turma do 3o ano do curso de Edificações. As atividades desenvolvidas foram: explanação
sobre “acessibilidade no ambiente construído”; apresentações de trabalhos já realizados pelo
grupo da UFC; pequenos debates; filmes com audiodescrição e uma vivência de sensibilização.
Concluímos que os alunos dessa turma de ensino médio tiveram boa receptividade ao tema
proposto e apresentaram atitudes semelhantes e positivas em relação à inclusão escolar e social
de pessoas com deficiência, bem como mostraram interesse na participação das atividades e
no material bibliográfico repassado sobre o tema. Consideramos que a experiência realizada
com metodologia integradora de saberes pode elevar o nível de consciência dos problemas
relacionados à inclusão e influenciar de forma positiva nas atitudes no futuro trabalho técnico
profissional. | pt_BR |