dc.creator | Araújo, Andréia Paula Ferreira de | |
dc.creator | Oliveira, Gerlúcia Nascimento de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:46:28Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:46:28Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1261 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Concepção metodológica | pt_BR |
dc.title | O desafio da formação docente no município de Manaus diante da nova proposta curricular de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar o percurso formativo dos professores que
atuam na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação
(SEMED) a partir do ano de 2014. Seguindo as características da pesquisa exploratória foi
utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e coleta de dados referentes ao ano letivo de 2014
e 2015, junto aos departamentos de estatística da SEMED para levantamento da oferta da EJA
e sobre o processo de formação dos docentes no município. O projeto intitulado “Gestão do
ensino noturno: desafios e perspectivas de aprendizagens” teve a perspectiva de capacitar 871
professores, cuja concepção teórica busca articular metodologias que privilegiam a troca de
saberes e reflexões a partir da valorização das experiências de aprendizagens a serem construídas.
Diante dos desafios da educação brasileira, o projeto de formação docente para atender
verdadeiramente as perspectivas da EJA, deve ser pautado numa dimensão emancipadora do
aluno levando em consideração os ritmos diferenciados de aprendizagem (na esfera individual
e coletiva), as características pessoais e profissionais, bem como o desenvolvimento de métodos
diversificados que permitam partir de problemáticas da realidade vivenciada por alunos e
professores. | pt_BR |