Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Danilma de Medeiros
dc.date.accessioned2017-07-26T19:13:11Z
dc.date.available2017-07-26T19:13:11Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1259
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepção de Educaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.titleO PRONATEC e a proposta de atuação na EJA: algumas inquietações sobre os rumos do PROEJApt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho toma-se como ponto de partida a problemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) anunciada com a formação exclusivamente técnica nos documentos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O objetivo, nesse sentido, é apresentar algumas inquietações sobre os rumos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de educação de jovens e adultos) frente à implementação do Pronatec. Esses estudos fazem parte da pesquisa intitulada: “Desvelando o Pronatec: uma avaliação política do Programa”, que foi desenvolvida com requisito para conclusão de mestrado. A fundamentação teórica é com base no método dialético, por meio de Kosik (1976). Desenvolveu-se uma avaliação política do Pronatec, principalmente por meio das teorizações de Souza (2013), que trabalha com vários autores que discutem esse tipo de avaliação. Como fonte de dados, foram utilizados os documentos oficiais do Programa e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para a leitura dos dados. O estudo demonstrou que a concepção de educação principal contida nos documentos oficiais do Pronatec, por meio dos cursos FIC (formação inicial e continuada de trabalhadores), relaciona-se com a formação aligeirada que sequer é capaz de uma inserção efetiva no mundo do trabalho.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples