dc.creator | Silva, Danilma de Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:13:11Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:13:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1259 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Concepção de Educação | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Pronatec | pt_BR |
dc.subject | Proeja | pt_BR |
dc.title | O PRONATEC e a proposta de atuação na EJA: algumas inquietações sobre os rumos do PROEJA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse trabalho toma-se como ponto de partida a problemática da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) anunciada com a formação exclusivamente técnica nos documentos do Programa Nacional
de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O objetivo, nesse sentido, é apresentar
algumas inquietações sobre os rumos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica na modalidade de educação de jovens e adultos) frente
à implementação do Pronatec. Esses estudos fazem parte da pesquisa intitulada: “Desvelando
o Pronatec: uma avaliação política do Programa”, que foi desenvolvida com requisito para
conclusão de mestrado. A fundamentação teórica é com base no método dialético, por meio
de Kosik (1976). Desenvolveu-se uma avaliação política do Pronatec, principalmente por meio
das teorizações de Souza (2013), que trabalha com vários autores que discutem esse tipo de
avaliação. Como fonte de dados, foram utilizados os documentos oficiais do Programa e a
técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para a leitura dos dados. O estudo demonstrou
que a concepção de educação principal contida nos documentos oficiais do Pronatec, por meio
dos cursos FIC (formação inicial e continuada de trabalhadores), relaciona-se com a formação
aligeirada que sequer é capaz de uma inserção efetiva no mundo do trabalho. | pt_BR |