dc.description.resumo | O presente artigo objetiva analisar e discutir as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação
(PNE), Lei nº 13.005/2014, destinadas a Educação do Campo, especialmente, a Educação
Profissional do Campo, considerando que ainda são ínfimas as políticas públicas destinadas
à área em tela. Para tanto, optou-se por alguns procedimentos teórico metodológicos, como
a revisão bibliográfica e a análise documental, tomando como referência inicial o PNE, Lei nº
10.172/2001, que se findou, e como ponto de chegada o PNE vigente, considerando também,
o disposto no Decreto Presidencial nº 7.352/ 2010, que versa sobre as políticas de Educação
do Campo e a Educação na Reforma Agrária. Esse trabalho é um recorte de pesquisa em
andamento no mestrado acadêmico em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, aborda aspectos relacionados a Educação
Profissional do Campo ancorada na realidade campesina, bem como, a sua contribuição para o
desenvolvimento econômico, social, político e cultural das áreas de Reforma Agrária. Considerase
que a aprovação do PNE se deu numa arena de embates na qual distintos projetos societários
disputam lugar no processo de formulação e execução das políticas públicas educacionais e que
os avanços apontados representam de alguma forma a possibilidade de construção de um projeto
de Educação Profissional do Campo ancorado na diversidade existente naquele território. | pt_BR |