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dc.creatorMoraes, Marcia Amaral Corrêa de
dc.creatorRamos, Josiane Carolina Soares
dc.creatorOkuyama, Fabio Yoshimitsu
dc.creatorNunes, Jaqueline Gomes
dc.creatorPio, Gabrielli da Silva
dc.date.accessioned2017-07-26T19:09:22Z
dc.date.available2017-07-26T19:09:22Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1256
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectGestão da educação públicapt_BR
dc.titleO SINAES nos institutos federais: adequação e pertinência no âmbito da avaliação institucionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) surgem como uma nova proposta educacional, com o compromisso de unir a construção de conhecimentos à transformação da sociedade. Esse caráter inovador dos IFs decorre das especificidades de sua identidade institucional, caracterizado pela oferta curricular verticalizada da educação, a partir da educação básica, passando pelo ensino técnico, formação inicial e continuada até os níveis superiores. Esta complexidade de organização dos IFs cria a necessidade de diferenciarem-se das universidades, pois estas especificidades produzem sua identidade singular. Atualmente o SINAES é a política que avalia e regulamenta as instituições que ofertam educação superior. Esse estudo busca identificar os desencontros entre o SINAES e os IFs no âmbito da avaliação. A análise parcial da pesquisa mostra a existência de lacunas em cinco das dez dimensões avaliativas propostas pelo SINAES, apontando a urgência da reflexão no conceito de verticalização, para que os instrumentos de avaliação atendam às singularidades dos IFs.pt_BR


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