dc.description.resumo | Este texto apresenta resultados parciais de estudo sobre os cursos de licenciatura em Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo tem por objetivo compreender se esses
cursos contemplam a docência no ensino médio integrado, ou seja, na educação profissional
integrada ao ensino médio. Inicialmente, constata-se que os Institutos Federais continuam
privilegiando as licenciaturas para as disciplinas científicas, apesar de serem instituições
prioritariamente de educação profissional. Confirma-se, também, a continuidade da não
exigência de requisitos legais de formação docente para atuação nas disciplinas técnicas da
educação profissional de nível médio, mesmo considerando que essa modalidade de ensino
situa-se no âmbito da educação básica. Quanto aos projetos político-pedagógicos dos cursos,
análise preliminar, ainda que de pequena parte desses, sinaliza que, a despeito da oferta de
ensino integrado nos Institutos e do fato de alguns dos projetos mencionarem a intenção de
formar professores para atuarem no integrado, os currículos analisados não contemplariam
essa formação. | pt_BR |