dc.creator | Henrique, Ana Lúcia Sarmento | |
dc.creator | Cavalcante, Ilane Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:08:11Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:08:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1253 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa como Princípio Formativo | pt_BR |
dc.title | Formação docente para a educação profissional: relato de uma experiência de pesquisa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma experiência realizada na disciplina Formação de Professores para
Educação Profissional. Fundamentadas no princípio da pesquisa como processo formativo
(DEMO, 2000; ECHEVERRÍA, 2002) e nas contribuições de estudiosos sobre formação docente
(TARDIF 2002) e formação docente para EPT (ARAUJO, 2008; MOURA, 2006; SOUZA,
2013), as professoras, além dos objetivos da disciplina, propuseram mais dois: a produção de
conhecimento na área de formação de professores para a EP e a vivência da pesquisa como
princípio formativo. Integrou-se o conteúdo ministrado em sala de aula e a experiência do fazer
científico na perspectiva revestir o processo de um caráter científico-reflexivo e, ao mesmo
tempo, inovador. A pesquisa se desenvolveu em três campi do IFRN investigando três categorias:
identidade docente; prática pedagógica e percepção sobre EP. Para a coleta de dados utilizouse
a entrevista semiestruturada gravada. Como resultado da pesquisa, os alunos produziram
artigos, cada um versando sobre uma das categorias analisadas. | pt_BR |