dc.creator | Damascena, Edilza Alves | |
dc.creator | Nascimento, Ana Carolina Veras do | |
dc.creator | Moura, Dante Henrique | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:07:48Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:07:48Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1252 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para a educação profissional: um debate sobre as ausências (de políticas públicas) e as exigências (do capital) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da formação de professores para a educação profissional, enfocando o atual
momento de expansão da modalidade, a ausência de políticas públicas de formação para os
seus docentes e as exigências postas pelo modo de produção capitalista. O presente texto inclui
resultados parciais de pesquisa de mestrado com amparo teórico no materialismo históricodialético.
Na primeira seção realiza breve histórico das ações formativas para os docentes da
modalidade, constatando a ausência de diretrizes nacionais. Em seguida, aborda as mudanças
nos regimes de acumulação, com ênfase no final do século passado e início do século XXI,
destacando as principais implicações para a educação e para o trabalho docente da atual
configuração. Por fim, apresentamos nossas considerações sobre a possibilidade de construção
de um projeto contra hegemônico de educação profissional tendo como foco a formação dos
seus professores. | pt_BR |