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dc.creatorDamascena, Edilza Alves
dc.creatorNascimento, Ana Carolina Veras do
dc.creatorMoura, Dante Henrique
dc.date.accessioned2017-07-26T19:07:48Z
dc.date.available2017-07-26T19:07:48Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1252
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.titleFormação de professores para a educação profissional: um debate sobre as ausências (de políticas públicas) e as exigências (do capital)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da formação de professores para a educação profissional, enfocando o atual momento de expansão da modalidade, a ausência de políticas públicas de formação para os seus docentes e as exigências postas pelo modo de produção capitalista. O presente texto inclui resultados parciais de pesquisa de mestrado com amparo teórico no materialismo históricodialético. Na primeira seção realiza breve histórico das ações formativas para os docentes da modalidade, constatando a ausência de diretrizes nacionais. Em seguida, aborda as mudanças nos regimes de acumulação, com ênfase no final do século passado e início do século XXI, destacando as principais implicações para a educação e para o trabalho docente da atual configuração. Por fim, apresentamos nossas considerações sobre a possibilidade de construção de um projeto contra hegemônico de educação profissional tendo como foco a formação dos seus professores.pt_BR


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