dc.creator | Cavalcanti, Ivickson Ricardo de Miranda | |
dc.creator | Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:06:00Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:06:00Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1248 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | Licenciatura em Educação no Campo e Ensino Técnico Integrado: possibilidades e desafios para uma expansão de qualidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo tem como objetivo apontar o papel e a importância da licenciatura em Educação do
Campo na consolidação da expansão e interiorização do Ensino Médio Integrado nos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A metodologia utilizada para a compreensão
desta problemática consiste em pesquisa qualificada, bibliográfica e documental. Segue-se por
uma investigação acerca das concepções políticas de caráter contra hegemônico em que estão
fundamentadas as políticas de formação de educadores do campo e da expansão e interiorização
dos IFs. Em um segundo momento, uma análise comparativa e aproximativa dos documentos
que norteiam estas políticas educacionais, ligando-os diretamente ao quadro referencial exposto.
Conclui-se a relevância de uma discussão no que diz respeito à implementação da Licenciatura
em Educação do Campo nos IFs que nascem e se desenvolvem junto às comunidades do campo,
como forma de possibilitar, no sentido de uma verticalização, a consolidação de um Ensino
Técnico Integrado de qualidade. | pt_BR |