dc.creator | Cantuário, Janaína Neves Estrela de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:10:58Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T13:10:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1247 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Estado do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Estado do conhecimento da educação profissional e tecnológica na pós-graduação, stricto sensu, em serviço social, da região Centro-Oeste | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo compreende a investigação da produção dos cursos da pós-graduação, stricto
sensu, de serviço social da região Centro-Oeste sobre a temática da educação profissional e
tecnológica. As ênfases analíticas sistematizadas evidenciam as conexões entre a reestruturação
produtiva e a organização do trabalho no campo da educação profissional e tecnológica; a
educação e dualidade estrutural e as políticas sociais e assistência estudantil. O estudo confirma
que a temática educação profissional e tecnológica ganha relevância no serviço social com as
transformações e recomposições do capitalismo e as correlatas mudanças na organização do
trabalho, período que coincide com novas configurações nas políticas educacionais do Estado
brasileiro, a expansão da pós-graduação no Brasil e o desenvolvimento de um novo campo de
estudos, pesquisa e produção de conhecimento, que, de maneira mais geral, trata da relação
entre o sistema produtivo e o sistema educativo. | pt_BR |