dc.creator | Amorim, Rodrigo de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:09:50Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T13:09:50Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1245 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação integrada | pt_BR |
dc.subject | Formação do trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.title | Educação profissional e formação integrada do trabalhador na legislação brasileira: avanços, retrocessos e desafios | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo analisar os avanços, retrocessos e desafios da concepção de
formação integrada do trabalhador presente na legislação brasileira que versa sobre a educação
profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que analisa as fontes primárias
– legislação – a partir do enfoque teórico do campo trabalho educação numa perspectiva crítica
ao sistema capitalista a partir do materialismo histórico dialético e seus desdobramentos. Para
isso, analisam-se os preceitos constitucionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
os decretos-lei que envolvem a educação profissional e as recentes proposições do Plano Nacional
de Educação – PNE 2014-2024. Os resultados da análise demonstram que a formação integrada
tem alcançado espaço na estrutura do sistema educacional brasileiro se constituindo, porém,
como campo de disputas e contradições por projetos distintos de sociedade. | pt_BR |