Mostrar registro simples

dc.creatorFreitas, Patrícia Fernandes de
dc.date.accessioned2017-07-26T13:09:11Z
dc.date.available2017-07-26T13:09:11Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1244
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesqualificaçãopt_BR
dc.subjectCompetências)pt_BR
dc.subjectEnsino Técnico Integradopt_BR
dc.titleIdentidades e possibilidades do ensino técnico integrado: interfaces da qualificação e da(s) competência(s)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoCompreende as interfaces de qualificação e competência (s) na formação de finalistas dos cursos de Telemática e Mecânica Industrial – cursos técnicos integrados – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Fortaleza, tendo como recorte histórico o período de 1997 a 2004. A investigação (resultado da pesquisa de mestrado) perpassou um diálogo sobre as categorias: (des) qualificação, competência (s) e ensino técnico integrado, por intermédio da compreensão das relações sociais entre trabalho e educação no processo de mundialização do capital. É norteada pela dialética e prima por uma discussão sócio histórica. Como técnicas foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, análises documentais e observações diretas. Para apreciação dos dados coletados recorreu-se ao diálogo com os autores marxistas. Deixa-se como reflexões a ideia de que muitas contradições permeiam a formação dos estudantes. E, ainda, possibilidades e estratégias para uma formação capaz de promover a qualificação profissional que ultrapasse uma proposta educacional moldada à lógica das competências.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples