dc.creator | Freitas, Patrícia Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:09:11Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T13:09:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1244 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desqualificação | pt_BR |
dc.subject | Competências) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Técnico Integrado | pt_BR |
dc.title | Identidades e possibilidades do ensino técnico integrado: interfaces da qualificação e da(s) competência(s) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreende as interfaces de qualificação e competência (s) na formação de finalistas dos
cursos de Telemática e Mecânica Industrial – cursos técnicos integrados – do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Fortaleza, tendo como recorte
histórico o período de 1997 a 2004. A investigação (resultado da pesquisa de mestrado)
perpassou um diálogo sobre as categorias: (des) qualificação, competência (s) e ensino técnico
integrado, por intermédio da compreensão das relações sociais entre trabalho e educação no
processo de mundialização do capital. É norteada pela dialética e prima por uma discussão sócio
histórica. Como técnicas foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, análises documentais e
observações diretas. Para apreciação dos dados coletados recorreu-se ao diálogo com os autores
marxistas. Deixa-se como reflexões a ideia de que muitas contradições permeiam a formação
dos estudantes. E, ainda, possibilidades e estratégias para uma formação capaz de promover
a qualificação profissional que ultrapasse uma proposta educacional moldada à lógica das
competências. | pt_BR |