dc.creator | Aliança, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva | |
dc.creator | Lustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais | |
dc.creator | Souza, Francisco das Chagas da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:08:38Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T13:08:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1243 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Narrativa de si | pt_BR |
dc.title | Entre a paixão e o acaso: identidade de professores do ensino médio integrado do IFRN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A identidade docente é uma mescla da composição social, pessoal e cognitiva. Ela permeia a
vida pessoal, a formação e a atuação do professor, a fim de assumir uma configuração própria
do sujeito. Nosso objetivo é compreender como os professores de professores da educação
profissional e tecnológica do ensino médio integrado à educação profissional do IFRN narram
a constituição de sua identidade docente. Foram entrevistados 27 professores distribuídos por
três campi da região metropolitana de Natal. As categorias de análise foram pensadas a partir
das orientações de Bogdan e Biklen (1994). Foram elas: percepção sobre a formação para a
docência; relação prévia com a docência e momentos-charneira. Essas três categorias nos ajudam
a compreender aspectos da identidade dos docentes entrevistados, cada uma deixando entrever
os desenhos das tramas narradas. A primeira nos dá pistas sobre como cada professor relaciona
sua própria formação e sua atuação profissional; a segunda nos indica os caminhos traçados
antes da opção pela docência; a terceira nos permite confrontar esses caminhos anteriores e os
hoje percorridos. | pt_BR |