Mostrar registro simples

dc.creatorAliança, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva
dc.creatorLustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais
dc.creatorSouza, Francisco das Chagas da Silva
dc.date.accessioned2017-07-26T13:08:38Z
dc.date.available2017-07-26T13:08:38Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1243
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectNarrativa de sipt_BR
dc.titleEntre a paixão e o acaso: identidade de professores do ensino médio integrado do IFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoA identidade docente é uma mescla da composição social, pessoal e cognitiva. Ela permeia a vida pessoal, a formação e a atuação do professor, a fim de assumir uma configuração própria do sujeito. Nosso objetivo é compreender como os professores de professores da educação profissional e tecnológica do ensino médio integrado à educação profissional do IFRN narram a constituição de sua identidade docente. Foram entrevistados 27 professores distribuídos por três campi da região metropolitana de Natal. As categorias de análise foram pensadas a partir das orientações de Bogdan e Biklen (1994). Foram elas: percepção sobre a formação para a docência; relação prévia com a docência e momentos-charneira. Essas três categorias nos ajudam a compreender aspectos da identidade dos docentes entrevistados, cada uma deixando entrever os desenhos das tramas narradas. A primeira nos dá pistas sobre como cada professor relaciona sua própria formação e sua atuação profissional; a segunda nos indica os caminhos traçados antes da opção pela docência; a terceira nos permite confrontar esses caminhos anteriores e os hoje percorridos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples