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dc.creatorAntunes, Macyra Celly de Sousa
dc.creatorRibeiro, Hareton
dc.creatorGomes, Edilene Pereira Ferreira
dc.creatorAntunes, Natália de Souza
dc.date.accessioned2017-07-26T13:07:47Z
dc.date.available2017-07-26T13:07:47Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1242
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissionais da saúdept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação na saúdept_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.titleEducação dos profissionais da saúde através da EAD: um olhar no Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresenta uma análise quantitativa dos cursos de aperfeiçoamento voltados para educação continuada dos profissionais de saúde no Rio Grande do Norte (RN) através da Educação à Distância (EaD), nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) do RN e uma análise qualitativa referente as justificativas, aos objetivos dos cursos e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados pelos IES. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica, do tipo exploratório, através de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de textos descritivos nos sites oficiais das IES que apresentam os cursos de aperfeiçoamento na área de saúde. A análise da pesquisa foi realizada através da coleta de dados sobre o quantitativo das ofertadas nas IES desses cursos na modalidade presencial e EaD; a partir dos tipos de AVA utilizados nesses cursos e também através da leitura crítico-reflexiva dos conteúdos referentes a justificativa do curso e os objetivos destes para atuar na modalidade EaD. A pesquisa mostrou que no IES privadas ainda estão presas uma metodologia tradicional da EaD, metodologia eLearning, e isso colabora para uma não aceitação da EaD não só na formação continuada como também na formação inicial dos profissionais na área de saúde e aponta que as IES públicas procuram uma aprendizagem colaborativa e interativa, metodologia Educação on-line, mas os cursos estão atrelados a esfera de gestão da saúde pública e falta cursos para o aperfeiçoamento da prática profissional do cotidiano.pt_BR


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