dc.creator | Antunes, Macyra Celly de Sousa | |
dc.creator | Ribeiro, Hareton | |
dc.creator | Gomes, Edilene Pereira Ferreira | |
dc.creator | Antunes, Natália de Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:07:47Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T13:07:47Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1242 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Profissionais da saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação na saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.title | Educação dos profissionais da saúde através da EAD: um olhar no Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa apresenta uma análise quantitativa dos cursos de aperfeiçoamento voltados para
educação continuada dos profissionais de saúde no Rio Grande do Norte (RN) através da
Educação à Distância (EaD), nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) do RN e uma
análise qualitativa referente as justificativas, aos objetivos dos cursos e dos Ambientes Virtuais
de Aprendizagem (AVA) utilizados pelos IES. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica, do
tipo exploratório, através de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de textos descritivos
nos sites oficiais das IES que apresentam os cursos de aperfeiçoamento na área de saúde. A
análise da pesquisa foi realizada através da coleta de dados sobre o quantitativo das ofertadas nas
IES desses cursos na modalidade presencial e EaD; a partir dos tipos de AVA utilizados nesses
cursos e também através da leitura crítico-reflexiva dos conteúdos referentes a justificativa do
curso e os objetivos destes para atuar na modalidade EaD. A pesquisa mostrou que no IES
privadas ainda estão presas uma metodologia tradicional da EaD, metodologia eLearning, e
isso colabora para uma não aceitação da EaD não só na formação continuada como também
na formação inicial dos profissionais na área de saúde e aponta que as IES públicas procuram
uma aprendizagem colaborativa e interativa, metodologia Educação on-line, mas os cursos estão
atrelados a esfera de gestão da saúde pública e falta cursos para o aperfeiçoamento da prática
profissional do cotidiano. | pt_BR |