dc.description.resumo | A pesquisa faz parte do estudo de doutorado em Educação na UFPE, que visa analisar como
o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco contribuiu através das
relações vivenciadas, no processo formativo dos jovens egressos da Educação Profissional Técnica
de Nível Médio para as suas escolhas e mediações para a materialização do projeto de vida. Para
tanto, realizamos um estudo exploratório com 390 sujeitos dos campi de Belo Jardim, Barreiros
e Vitória de Santo Antão com a finalidade de caracterizar o perfil socioeconômico dos jovens/
alunos matriculados no curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFPE (1º, 2º e 3º anos) e
desvelar as expectativas de projeto de vida da juventude do IFPE, considerando a continuidade
dos estudos, inserção no mundo trabalho e a vivencia da cidadania juvenil enquanto finalidades
da EPTNM. As expectativas apontam para uma indefinição e uma imprevisibilidade em relação
ás perspectivas para o projeto de vida que na sua maioria assinalam para continuidade do
processo escolarização. | pt_BR |