dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é de discutir os dilemas humanos decorrentes do mundo do trabalho, nas
perspectivas da sobrevivência material, e como condição de liberdade, no horizonte da Iniciação
Científica no Ensino Médio Integrado, disciplina Filosofia, eixo estruturante; Filosofia, Trabalho
e Iniciação Científica, cursos Informática, Mecânica, Mineração e Telecomunicações, no IFPA
Campus Belém – semestre 2015/1. O programa da disciplina Filosofia segue o planejamento
curricular regular, porém, no limiar da iniciação científica está em andamento uma pesquisa sob
o escopo do método de investigação científica entre aprendizes, configurado como estratégia
pedagógico-metodológica, na direção da autonomia reflexiva no contexto da convivência
coletiva. Assim, os resultados preliminares no liminar da iniciação científica, via questionário
aplicado aos alunos, apontam que estes reconhecem e valorizam a importância da pesquisa
nas atividades escolares, com ênfase na produção individual e coletivamente, como elemento
constitutivo de autonomia crítico-reflexivo diante do mundo. | pt_BR |