dc.creator | Silva, Luzinete Moreira da | |
dc.creator | Melo, Ticiane Gonçalves Sousa de | |
dc.creator | Nascimento, José Mateus do | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:55:34Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:55:34Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1235 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.title | Ensino médio integrado e práticas pedagógicas integradoras: caminhos para a formação humana integral | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino Médio Integrado é uma etapa da Educação Básica que a partir do Decreto no
5.154/2004 retorna à realidade legal brasileira na intenção de integrar a formação humana com
a formação profissional garantindo uma formação integral para os sujeitos. Assim, o presente
artigo tem como temáticas centrais o Ensino Médio Integrado e as Práticas Pedagógicas
Integradoras desenvolvidas a partir da implementação do referido decreto até o ano de 2014.
Essa pesquisa possui como objetivo analisar as propostas de práticas pedagógicas integradoras
que possibilitam a materialização do Ensino Médio Integrado na conclusão da Educação Básica.
Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e utilizamos como referencial teórico
o materialismo histórico dialético fazendo uma análise detalhada e crítica sobre o contexto
estudado interpretando a realidade e apontando possibilidades de uma formação humana
integral. A partir desse estudo foi possível constatar que o Ensino Médio integrado é um desafio
e que as práticas pedagógicas podem ou não ser integradoras, dependendo dos objetivos e
finalidades com que são desenvolvidas, ou seja, dependendo da visão e do projeto de sociedade
em que se acredita e defende. | pt_BR |