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dc.creatorSilva, Luzinete Moreira da
dc.creatorMelo, Ticiane Gonçalves Sousa de
dc.creatorNascimento, José Mateus do
dc.date.accessioned2017-07-26T12:55:34Z
dc.date.available2017-07-26T12:55:34Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1235
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.titleEnsino médio integrado e práticas pedagógicas integradoras: caminhos para a formação humana integralpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio Integrado é uma etapa da Educação Básica que a partir do Decreto no 5.154/2004 retorna à realidade legal brasileira na intenção de integrar a formação humana com a formação profissional garantindo uma formação integral para os sujeitos. Assim, o presente artigo tem como temáticas centrais o Ensino Médio Integrado e as Práticas Pedagógicas Integradoras desenvolvidas a partir da implementação do referido decreto até o ano de 2014. Essa pesquisa possui como objetivo analisar as propostas de práticas pedagógicas integradoras que possibilitam a materialização do Ensino Médio Integrado na conclusão da Educação Básica. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e utilizamos como referencial teórico o materialismo histórico dialético fazendo uma análise detalhada e crítica sobre o contexto estudado interpretando a realidade e apontando possibilidades de uma formação humana integral. A partir desse estudo foi possível constatar que o Ensino Médio integrado é um desafio e que as práticas pedagógicas podem ou não ser integradoras, dependendo dos objetivos e finalidades com que são desenvolvidas, ou seja, dependendo da visão e do projeto de sociedade em que se acredita e defende.pt_BR


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