dc.creator | Nascimento, Ana Carolina Veras do | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:53:19Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:53:19Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1232 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | As escolas estaduais de educação profissional no Ceará: o empreendedorismo na educação formal? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal do presente artigo é apresentar a concepção da educação profissional
presente nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará, criadas a partir do decreto
nº 5.154/04. A fim de compreender esse objetivo, tomamos por base uma análise da legislação
brasileira no que se refere a educação profissional, a análise dos documentos norteadores de tal
proposta no Estado do Ceará. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma ampla
revisão bibliográfica, tomando como amparo teórico/metodológico o materialismo históricodialético.
Os resultados constatados foram que o Ensino Médio Integrado ao Profissional visa
claramente a formação de “um novo tipo de trabalhador”, ou seja, a formação de um indivíduo
empreendedor e habilitado para o mercado de trabalho. | pt_BR |