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dc.creatorNascimento, Ana Carolina Veras do
dc.date.accessioned2017-07-26T12:53:19Z
dc.date.available2017-07-26T12:53:19Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1232
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAs escolas estaduais de educação profissional no Ceará: o empreendedorismo na educação formal?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal do presente artigo é apresentar a concepção da educação profissional presente nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará, criadas a partir do decreto nº 5.154/04. A fim de compreender esse objetivo, tomamos por base uma análise da legislação brasileira no que se refere a educação profissional, a análise dos documentos norteadores de tal proposta no Estado do Ceará. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica, tomando como amparo teórico/metodológico o materialismo históricodialético. Os resultados constatados foram que o Ensino Médio Integrado ao Profissional visa claramente a formação de “um novo tipo de trabalhador”, ou seja, a formação de um indivíduo empreendedor e habilitado para o mercado de trabalho.pt_BR


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