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dc.creatorSena Neto, Bernardino Galdino de
dc.creatorNóbrega, Suely Soares da
dc.date.accessioned2017-07-26T12:52:19Z
dc.date.available2017-07-26T12:52:19Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1231
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectColegiadospt_BR
dc.titleGestão participativa e educação profissional: o papel dos colegiados e conselhos de classe no IFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo analisar os documentos que norteiam a prática institucional dos colegiados e Conselhos de Classe no IFRN, explicitando sua metodologia e avaliação com vistas à participação da comunidade acadêmica na construção de uma educação profissional de qualidade. Para isso, optamos por desenvolver o estudo a partir dos documentos que norteiam a prática institucional no IFRN e a participação social. Discute ainda os aspectos históricos e políticos da gestão democrática no âmbito da educação brasileira. Assim, refletimos sobre o papel dos colegiados e do conselho de classe para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional. Os documentos do IFRN ratificam a importância da gestão participativa na busca de uma educação de qualidade, contribuindo para discussão e elaboração de propostas que corroborem com a formação cidadão do discente.pt_BR


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