Mostrar registro simples

dc.creatorRuam, Eduardo Alves de Souza
dc.creatorRêgo, Carlos Damião Nogueira
dc.creatorAmorim, Ana Beatriz Filgueira
dc.creatorCruz, Carlos Eduardo Ferreira da
dc.date.accessioned2017-07-26T12:12:09Z
dc.date.available2017-07-26T12:12:09Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1230
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiagnóstico escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.titleAnálise da produção científica nos cursos técnico de nível médio do IFRN Campus Pau dos Ferros: estudo de caso das turmas 2012.1 (2012-2015)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho configura-se como resultado de discussões sobre a iniciação científica no ensino técnico, e suas implicações no processo de produção cientifica por meio do contato dos alunos com a reunião e análise dados e vivência da escrita acadêmica de projetos e artigos científicos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou-se analisar a produção técnicacientífica dos cursos técnicos de nível médio do Campus Pau dos Ferros do IFRN, no período de 2012 a 2015. Para realização do estudo, foram aplicados os métodos de pesquisas bibliográfica, qualitativa e de levantamento com 97 alunos dos cursos de Alimentos, Apicultura e Informática. Constatouse que 38,1% dos alunos participaram de projetos de pesquisa e/ou extensão; 61,9% participaram de eventos científicos; 44,3% publicaram trabalhos em periódicos e/ou eventos científicos; 39,2% submeteram trabalhos para periódicos e/ou eventos científicos; por fim, que 52,6% dos alunos atuaram em onze áreas temáticas diferentes. Conclui-se que a iniciação científica se apresentou como um importante instrumento didático pedagógico para o contato e experimentação dos alunos com a pesquisa acadêmica desde o ensino médio.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples