dc.creator | Magalhães, Ricardo Rodrigues | |
dc.creator | Magalhães, Caroline Stephanie Campos Arimateia | |
dc.creator | Tavares, Andrezza M. B. do N. | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:08:25Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:08:25Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1229 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Ações e intenções do PNE (2014-2024): a gestão democrática na educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva investigar no Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) metas e
estratégias que enfatizem a educação profissional – EP e os aspectos condizentes com a gestão
democrática – GD, de modo que possibilite analisar as ações e intenções do PNE vigente. O
texto baseia-se em análise documental e revisão bibliográfica. Para tanto, realizou-se análise do
PNE (2014-2024), consistindo na leitura e análise detalhada das metas 10, 11 e 19, face tratarem
sobre objeto do estudo. A partir dessa investigação, pode-se inferir que o governo, no que tange
a EP, prioriza políticas educacionais marcadas por aspectos antagônicos. Percebe-se também a
existência de intenções capazes de estruturar os principais pilares da GD, do mesmo modo, notase
certa neutralidade do governo federal quanto a sua materialização. Conclui-se, portanto, que
as metas analisadas se mostram desafiadoras e legítimas, entretanto, não garantem a superação
dos interesses do mercado, apontando para uma perspectiva diferenciada, desde que haja o
engajamento da sociedade civil na criação e implementação das políticas públicas. | pt_BR |