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dc.creatorMagalhães, Ricardo Rodrigues
dc.creatorMagalhães, Caroline Stephanie Campos Arimateia
dc.creatorTavares, Andrezza M. B. do N.
dc.date.accessioned2017-07-26T12:08:25Z
dc.date.available2017-07-26T12:08:25Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1229
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleAções e intenções do PNE (2014-2024): a gestão democrática na educação profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva investigar no Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) metas e estratégias que enfatizem a educação profissional – EP e os aspectos condizentes com a gestão democrática – GD, de modo que possibilite analisar as ações e intenções do PNE vigente. O texto baseia-se em análise documental e revisão bibliográfica. Para tanto, realizou-se análise do PNE (2014-2024), consistindo na leitura e análise detalhada das metas 10, 11 e 19, face tratarem sobre objeto do estudo. A partir dessa investigação, pode-se inferir que o governo, no que tange a EP, prioriza políticas educacionais marcadas por aspectos antagônicos. Percebe-se também a existência de intenções capazes de estruturar os principais pilares da GD, do mesmo modo, notase certa neutralidade do governo federal quanto a sua materialização. Conclui-se, portanto, que as metas analisadas se mostram desafiadoras e legítimas, entretanto, não garantem a superação dos interesses do mercado, apontando para uma perspectiva diferenciada, desde que haja o engajamento da sociedade civil na criação e implementação das políticas públicas.pt_BR


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