dc.creator | Pacheco, Zilka Sulamita Teixeira de Aguilar | |
dc.creator | Lima, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:06:56Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:06:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1226 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do capital | pt_BR |
dc.subject | SENAI | pt_BR |
dc.subject | SMO | pt_BR |
dc.title | A trajetória das metodologias de educação profissional no Brasil: da SMO à pedagogia das competências | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo analisa a trajetória das metodologias da EPT – Educação Profissional e Tecnológica no
Brasil com base na experiência do SENAI (1942 a 2014). Com orientação marxiana, a pesquisa
deu-se por meio de estudos bibliográficos e da análise documental com viés qualitativo. O
advento da aprendizagem sistemática (Della-Voz) e das Séries Metódicas Ocupacionais (Mange)
no Brasil, no âmbito do SENAI, dá início ao modelo pedagógico taylorista-fordista da EPT.
A partir dos anos 90, as políticas da EPT, no contexto do Estado neoliberal e da acumulação
flexível, buscaram reestruturar os sistemas educacionais vigentes no país e por meio de planos
e programas (PLANFOR, PNQ e PRONATEC) criou-se um mercado da EPT sob o pretexto de
atender a formação para o mercado. Para justificar as alterações metodológicas e curriculares
presentes nos planos nacionais de qualificação, advogou-se a existência de uma “crise das
metodologias” cuja origem tem mais a ver com questões financeiras, ideológicas e disputas pelo
controle da Educação Profissional e Tecnológica do que com questões pedagógicas, curriculares
e metodológicas. | pt_BR |