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dc.creatorPacheco, Zilka Sulamita Teixeira de Aguilar
dc.creatorLima, Marcelo
dc.date.accessioned2017-07-26T12:06:56Z
dc.date.available2017-07-26T12:06:56Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1226
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do trabalhopt_BR
dc.subjectPedagogia do capitalpt_BR
dc.subjectSENAIpt_BR
dc.subjectSMOpt_BR
dc.titleA trajetória das metodologias de educação profissional no Brasil: da SMO à pedagogia das competênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a trajetória das metodologias da EPT – Educação Profissional e Tecnológica no Brasil com base na experiência do SENAI (1942 a 2014). Com orientação marxiana, a pesquisa deu-se por meio de estudos bibliográficos e da análise documental com viés qualitativo. O advento da aprendizagem sistemática (Della-Voz) e das Séries Metódicas Ocupacionais (Mange) no Brasil, no âmbito do SENAI, dá início ao modelo pedagógico taylorista-fordista da EPT. A partir dos anos 90, as políticas da EPT, no contexto do Estado neoliberal e da acumulação flexível, buscaram reestruturar os sistemas educacionais vigentes no país e por meio de planos e programas (PLANFOR, PNQ e PRONATEC) criou-se um mercado da EPT sob o pretexto de atender a formação para o mercado. Para justificar as alterações metodológicas e curriculares presentes nos planos nacionais de qualificação, advogou-se a existência de uma “crise das metodologias” cuja origem tem mais a ver com questões financeiras, ideológicas e disputas pelo controle da Educação Profissional e Tecnológica do que com questões pedagógicas, curriculares e metodológicas.pt_BR


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