Mostrar registro simples

dc.creatorBaracho, Maria das Graças
dc.creatorCabral Neto, Antonio
dc.date.accessioned2017-07-26T12:05:06Z
dc.date.available2017-07-26T12:05:06Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1224
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleEducação profissional para jovens e adultos no contexto das políticas educacionaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoDiscute-se a educação profissional para jovens e adultos no contexto das políticas educacionais no Brasil a partir dos anos de 1990, com destaque para o Proeja. Será focada a formação profissional em nível técnico, inserindo-se na temática: educação e trabalho. Como problemática tem-se a reestruturação produtiva, a globalização e a política neoliberal, derivando as políticas educacionais voltadas para a educação profissional com destaque para a educação de jovens e adultos. Trata-se de um estudo teórico e documental. Conclui-se que o Proeja se apresenta na perspectiva de uma formação, visando integrar o ensino médio com a educação profissional e a EJA, considerando os desafios e as contradições da dinâmica produtiva, além de assegurar o direito à educação com elevação de escolaridade para jovens e adultos. Depreende-se que o Proeja não trará garantia de emprego mas, seguramente, surgirão oportunidades para alcançar esse objetivo. Ademais, eles serão beneficiados com outras referências culturais, sociais, históricas, laborais, compreendendo o mundo de forma diferente da anterior ao processo formativo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples