dc.description.resumo | Discute-se a educação profissional para jovens e adultos no contexto das políticas educacionais
no Brasil a partir dos anos de 1990, com destaque para o Proeja. Será focada a formação
profissional em nível técnico, inserindo-se na temática: educação e trabalho. Como problemática
tem-se a reestruturação produtiva, a globalização e a política neoliberal, derivando as políticas
educacionais voltadas para a educação profissional com destaque para a educação de jovens e
adultos. Trata-se de um estudo teórico e documental. Conclui-se que o Proeja se apresenta na
perspectiva de uma formação, visando integrar o ensino médio com a educação profissional e
a EJA, considerando os desafios e as contradições da dinâmica produtiva, além de assegurar o
direito à educação com elevação de escolaridade para jovens e adultos. Depreende-se que o Proeja
não trará garantia de emprego mas, seguramente, surgirão oportunidades para alcançar esse
objetivo. Ademais, eles serão beneficiados com outras referências culturais, sociais, históricas,
laborais, compreendendo o mundo de forma diferente da anterior ao processo formativo. | pt_BR |