dc.creator | Gomes, Francilete Viana | |
dc.creator | Silva, Josinelde Maria Coelho da | |
dc.creator | Moreira, Camila Mascarenhas | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:03:34Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:03:34Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1223 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio: uma reflexão crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo traz uma reflexão sobre o tema avaliação da aprendizagem na Educação Profissional
de nível técnico, pois se acredita na relevância deste assunto visto que há um pouco mais de 1,3
milhão de alunos matriculados nesta modalidade, de acordo com Censo da Educação Básica de
2012. Deparamo-nos com uma nova realidade educacional e profissional e para isso buscou-se
compreender a visão dos docentes sobre o tema em questão realizando uma pesquisa de
campo com os professores de uma instituição de ensino médio técnico da forma subsequente,
que se destina a quem já tenha concluído o ensino médio, localizada no município de Fortaleza,
no estado do Ceará. Foi precedida por uma análise bibliográfica e documental, além da coleta
de dados quali e quantitativa com entrevistas semi-orientadas realizadas diretamente com os
professores. Ratifica-se, então, que a formação acadêmica dos professores precisará contemplar
aspectos relacionados a educação profissional, pois a maioria são bacharéis que não possuem
formação para o exercício da docência, visto que também são mediadores no processo ensino-aprendizagem pois devem estimular o pensamento crítico nos alunos sobre a realidade e
exigências que o mundo do trabalho requer. | pt_BR |