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dc.creatorGomes, Francilete Viana
dc.creatorSilva, Josinelde Maria Coelho da
dc.creatorMoreira, Camila Mascarenhas
dc.date.accessioned2017-07-26T12:03:34Z
dc.date.available2017-07-26T12:03:34Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1223
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio: uma reflexão críticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma reflexão sobre o tema avaliação da aprendizagem na Educação Profissional de nível técnico, pois se acredita na relevância deste assunto visto que há um pouco mais de 1,3 milhão de alunos matriculados nesta modalidade, de acordo com Censo da Educação Básica de 2012. Deparamo-nos com uma nova realidade educacional e profissional e para isso buscou-se compreender a visão dos docentes sobre o tema em questão realizando uma pesquisa de campo com os professores de uma instituição de ensino médio técnico da forma subsequente, que se destina a quem já tenha concluído o ensino médio, localizada no município de Fortaleza, no estado do Ceará. Foi precedida por uma análise bibliográfica e documental, além da coleta de dados quali e quantitativa com entrevistas semi-orientadas realizadas diretamente com os professores. Ratifica-se, então, que a formação acadêmica dos professores precisará contemplar aspectos relacionados a educação profissional, pois a maioria são bacharéis que não possuem formação para o exercício da docência, visto que também são mediadores no processo ensino-aprendizagem pois devem estimular o pensamento crítico nos alunos sobre a realidade e exigências que o mundo do trabalho requer.pt_BR


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