dc.description.resumo | A presente pesquisa, concluída, constituiu-se num estudo sobre o método de avaliação proposto
na disciplina Matemática no Câmpus Natal – Zona Norte – Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em duas turmas de 1º ano do ensino
médio integrado – Eletrônica e Informática. Para tanto, o foco deste texto constitui-se no relato
dos passos de uma proposta de avaliação e os desdobramentos observados durante o segundo
semestre de 2014 nessas turmas. O intuito é mostrar como a modificação do método de avaliação
pode propiciar o desenvolvimento cognitivo dos alunos nas aulas de Matemática. Neste contexto,
fundamenta-se num estudo de caso que visa conhecer uma entidade bem definida como uma
pessoa, uma instituição, um curso, uma disciplina, um sistema educativo, uma política ou
qualquer outra unidade social, de modo que se vislumbra o “como” e os “porquês” dessa entidade
(PONTE, 2003). Por conseguinte, apresentam-se como resultado significativo os seminários
temáticos que integram saberes e corroboram com o desenvolvimento dos envolvidos durante o
processo de assimilação dos conteúdos propostos. | pt_BR |