dc.description.resumo | O artigo objetiva analisar as diferentes demandas da produção capitalista em cada uma de suas
fases e seus impactos no metabolismo social, sobretudo, em sua reverberação na educação
profissional e nas condições as quais se encontram os docentes dessa modalidade. Os caminhos
analíticos tomados na construção deste artigo são frutos de uma pesquisa bibliográfica alinhada
a autores que tem seus construtos teóricos alicerçados na Crítica da Economia Política e que
concebem a educação como um fenômeno social (MARX, 1998; SAVIANI, 1988; POULANTZAS,
2000; PONCE, 2010). Contudo, outros autores também serviram de norteadores no construto
argumentativo apresentado neste artigo especificamente quando relacionado à modalidade de
ensino em foco, tais como Aranha (2006), Manfredi (2002) e Cunha (2005a, 2005b, 2005c).
Finalmente, esclarecemos que o texto está dividido em quadro partes, cada uma delas
correspondendo a uma das fases do capitalismo: concorrencial, monopolista, estado de bemestar
social e financeiro. | pt_BR |