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dc.creatorFrança, Radyfran Nascimento de
dc.creatorMoura, Dante Henrique
dc.date.accessioned2017-07-25T13:52:43Z
dc.date.available2017-07-25T13:52:43Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1217
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCondições de trabalho docentept_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.titleA formação profissional e as condições de trabalho docente sob a lógica do capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO artigo objetiva analisar as diferentes demandas da produção capitalista em cada uma de suas fases e seus impactos no metabolismo social, sobretudo, em sua reverberação na educação profissional e nas condições as quais se encontram os docentes dessa modalidade. Os caminhos analíticos tomados na construção deste artigo são frutos de uma pesquisa bibliográfica alinhada a autores que tem seus construtos teóricos alicerçados na Crítica da Economia Política e que concebem a educação como um fenômeno social (MARX, 1998; SAVIANI, 1988; POULANTZAS, 2000; PONCE, 2010). Contudo, outros autores também serviram de norteadores no construto argumentativo apresentado neste artigo especificamente quando relacionado à modalidade de ensino em foco, tais como Aranha (2006), Manfredi (2002) e Cunha (2005a, 2005b, 2005c). Finalmente, esclarecemos que o texto está dividido em quadro partes, cada uma delas correspondendo a uma das fases do capitalismo: concorrencial, monopolista, estado de bemestar social e financeiro.pt_BR


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