dc.creator | Felipe, José Cassimiro | |
dc.creator | Ferreira, Maria das Dores Lopes da Silva | |
dc.creator | Barbosa, Vanessa Allana Souza | |
dc.creator | Silva, Erineide da Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:52:24Z | |
dc.date.available | 2015 | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:52:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1216 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico socioambiental | pt_BR |
dc.subject | Comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Formação reflexiva | pt_BR |
dc.title | Vivências com alunos dos cursos técnicos integrados, IFRN, CNAT, na comunidade quilombola acauã, em Poço Branco-RN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo propõe-se a relatar vivencias na comunidade Quilombola Acauã, em Poço
Branco-RN, no decorrer das aulas de Geografia nos Curso Técnico integrados, IFRN, CNAT,
em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Estudos Geográficos - NUPEG e o Núcleo de Estudos
Interdisciplinares de Gênero, Diversidade e Inclusão - NEGEDI. Dentre as atividades realizadas,
destacam-se: pesquisa de campo, tendo como objetivo realizar diagnóstico socioeconômico da
comunidade, pesquisa quanto-qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através da aplicação
questionários/formulários; visitas à comunidade e desenvolvimento de ações de interação com a
comunidade, como roda de conversa, oficinas para mulheres e dinâmicas educativas vivenciadas
com as crianças. Essas atividades expressaram grande relevância para formação reflexiva dos
educandos acerca da temática, bem como para comunidade, haja vista a partilha de saberes. | pt_BR |