dc.creator | Araújo, Andréia Paula Ferreira de | |
dc.creator | Souza, Pricila Rodrigues de | |
dc.creator | Silva, Jando Abraão de Miranda | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:50:20Z | |
dc.date.available | 2015 | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:50:20Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1214 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de programação | pt_BR |
dc.title | Uso do scratch no processo de aprendizagem em sala aula: relato de experiências de alunos do mestrado profissional de ensino tecnológico/IFAM | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos tecnológicos
na formação de professores para a educação profissional a partir dos resultados de atividades de
ensino envolvendo a linguagem de programação Scratch, vivenciada no contexto da disciplina
Ensino e TICs do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, cursada no 2º Semestre do ano de
2014. A atividade seguiu uma abordagem qualitativa e o uso da técnica de revisão bibliográfica.
A construção de atividades de ensino e aprendizagem a partir da linguagem de programação
Scratch proporcionou trocas relevantes de saberes docentes entre os mestrandos, considerando
o exercício da pesquisa, sendo evidente a complexidade de integração dos recursos tecnológicos
para o ensino, que exige do educador disposição e habilidade para o uso pedagógico, sendo
uma direção e uma possibilidade de inovação para o exercício da docência no ensino técnico e
tecnológico. | pt_BR |