A formação docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Maracanaú
dc.creator | Sousa, Tássia Pinheiro | |
dc.creator | Azevedo, Ana Paula Lima | |
dc.creator | Sousa, Antonia de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:50:01Z | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:50:01Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1213 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.title | A formação docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Maracanaú | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este é um estudo, ainda preliminar, sobre a formação de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú/CE, com a implantação da Licenciatura em Química. Assim, o objetivo da pesquisa é investigar como vem sendo formado o professor de Química no IFCE – Campus de Maracanaú. Foi aplicado um questionário, com questões abertas, para 16 alunos no ano letivo de 2011. Buscamos qualificar a problemática da formação de professores em uma instituição eminentemente tecnológica, mas que tem na atualidade a missão de formar para a educação básica e para a educação profissional, nos apoiamos teoricamente em Kuenzer (2011), Moura (2007) e Machado (2008). Retratamos alguns dilemas da formação vividos pelos alunos, as dificuldades do IFCE (Maracanaú) na condução da formação de professores e apontamos que falta uma proposta de formação para o ensino médio integrado, pois o tipo de formação tem contemplado apenas o ensino básico, com uma forte dicotomia entre os conteúdos das ciências exatas e os pedagógicos. | pt_BR |