dc.creator | Santos, Raphael de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:48:59Z | |
dc.date.available | 2015 | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:48:59Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1211 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cursos técnicos | pt_BR |
dc.subject | Radiologia | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Perfil docente | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre os docentes dos cursos técnicos em radiologia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento preliminar das reflexões sobre o perfil
dos docentes e de suas práticas pedagógicas nos cursos técnicos em radiologia. Do surgimento
dos cursos para habilitação do operador de raios X, em 1957, à regulamentação profissional, em
1985, os cursos técnicos expandiram-se sobremaneira. A procura por docentes aumentou, e os
programas de licenciatura não foram capazes de suprir a demanda. Diante disso, a experiência em
serviço tornou-se o único requisito à prática docente. É nesse contexto que se insere o trabalho
docente nos cursos técnicos em radiologia. Quais os atributos relevantes para uma educação que
valorize a formação integral do trabalhador? Como conceber uma prática pedagógica consciente
dos aspectos sócio-históricos do trabalho que tenha o aporte teóricometodológico necessário à
uma prática mais crítica na educação profissional? | pt_BR |