Uma abordagem da legislação federal na aplicação de políticas públicas de educação profissional de nível médio no contexto do IFPR – Campus Curitiba: impressões iniciais dos docentes
dc.creator | Silva, Adriano Willian da | |
dc.creator | Leal, Cleverson Pereira | |
dc.creator | Burkarter, Ezequiel | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:48:41Z | |
dc.date.available | 2015 | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:48:41Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1210 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem da legislação federal na aplicação de políticas públicas de educação profissional de nível médio no contexto do IFPR – Campus Curitiba: impressões iniciais dos docentes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira, inicialmente atendendo aos menos favorecidos, aqueles que não tinham família e eram considerados desvalidos de sorte e, atualmente, tem como principal finalidade fazer a inserção no mundo do trabalho dos filhos das classes médias e proporcionar o desenvolvimento econômico do país. A Legislação Educacional que regula a Educação Profissional no Brasil, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, expressa essa finalidade, isto é, estabelece diretrizes para uma política pública de formação profissional, a formação de técnicos para o trabalho, onde se objetiva atender as exigências cada vez mais crescentes de um país que se encontra em desenvolvimento econômico. Nesta perspectiva, o trabalho aqui proposto analisa sob a égide do ponto de vista de um dos atores do processo educacional, os professores, que compõem o cenário educacional do IFPR – Campus Curitiba, suas percepções e impressões sobre a legislação educacional que embasa a formação de profissionais técnicos de nível médio. | pt_BR |