dc.creator | Domingues, Maria do Amparo Cardoso | |
dc.creator | Santana, Érica Dias de Paula | |
dc.creator | Leite Filho, Domingos Lima | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:47:57Z | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:47:57Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1208 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | IFPR | pt_BR |
dc.subject | Rede Federal de Educação | pt_BR |
dc.subject | Expansão | pt_BR |
dc.title | A evolução da oferta de educação profissional e superior no IFPR de 2009 a 2014 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo pretende apresentar a evolução da oferta de educação profissional e superior pelo
IFPR a partir da análise das matrículas por forma de oferta e modalidade, eixos e cursos no
IFPR de 2009 a 2014 a partir de dados coletados nos relatórios de gestão publicados por essa
instituição. A intenção que acompanha este levantamento é verificar se é possível identificar
prioridades e tendências a partir do percurso até aqui delineado na oferta educacional do IFPR,
bem como verificar se e em que medida tal percurso/tendência se aproxima ou se distancia do
preconizado na legislação. Para isso utilizou-se os relatórios de gestão dos exercícios de 2009
a 2014, onde constam os dados oficiais da instituição. Conclui-se que o processo de expansão
do Instituto Federal do Paraná atende as expectativas relativas ao acesso da população a esta
modalidade de ensino no que diz respeito ao número e distribuição de campus no Estado do
Paraná e cessado o processo de expansão irá se delinear um novo desafio, a consolidação da
instituição como referência de ensino e pesquisa. | pt_BR |