dc.creator | Vasconcelos, Ricardo Afonso Ferreira de | |
dc.creator | Amorim, Mário Lopes | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:46:51Z | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:46:51Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1205 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neodesenvolvimentismo | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Pronatec | pt_BR |
dc.subject | PNE | pt_BR |
dc.title | A educação profissional sob a lógica empresarial do neodesenvolvimentismo de Lula e Dilma: o PNE e o Pronatec | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo realizar uma breve reflexão sobre a interface ou relação entre
o ciclo de expansão econômica neodesenvolvimentista iniciado no segundo governo de Lula
e que alcançou o governo Dilma e as mudanças demandadas pelo capital que resultaram na
reconfiguração do ensino-técnico-profissional de nosso país durante estes dois governos. Por
conseguinte, estabelece uma discussão sobre a relação entre educação profissional e interesses
do capital sob o ponto de vista de questões como: parcerias público-privadas, Estado gerencial
e apagão educacional, elementos estes que influenciam as diretrizes de políticas educacionais,
como por exemplo, o PNE e o PRONATEC. | pt_BR |