dc.creator | Vilas Boas, Maria Erinete Reis | |
dc.creator | Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis | |
dc.creator | Souza, Ana Cláudia Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:46:33Z | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:46:33Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1204 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Saberes pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.title | Saberes pedagógicos e história da ciência no processo formativo de professores da educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo pretende discutir os saberes pedagógicos utilizados pelos professores da educação
profissional, no processo de formação dos discentes. Aponta para uma revisão na compreensão
da prática pedagógica do professor que é tomado como mediador de saberes profissional numa
visão científica sustentada pelos pressupostos da História da Ciência, que busca despertar o
docente para a importância desta no passado e no presente. Esta temática educacional é de alta
relevância no que diz respeito à formação continuada dos profissionais da educação do ensino
técnico, na qual através dela muitos docentes podem não apenas discutir temas e solucionar
problemas, que implicam diretamente atuação/formação, mas ressignificar suas concepções
sobre a ciência para a compreensão de como os saberes pedagógicos estão sendo construídos para
a sua formação frente às novas demandas? Os educadores têm caminhado na busca pela própria
formação, mas de que forma isso resulta em mudança? O professor da educação profissional
deve estar preparado para admitir que não domine todas as informações e saberes, necessitando
de orientação para aprender a aprender e alavancar uma formação que possibilite de fato uma
reflexão na prática com efeitos diretos no exercício da ação docente. Discutir suas inter-relações
e ações pedagógicas com orientações baseadas em práticas reflexivas e participação crítica,
levando o professor a perceber sua atuação comas tecnologias como desafios e possibilidades
nos espaços educacionais. | pt_BR |