dc.creator | Costa, Antonio Max Ferreira da | |
dc.creator | Nascimento, José Mateus do | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T17:31:15Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T17:31:15Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1202 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Práticas integradoras | pt_BR |
dc.subject | Lei 5.692/71 | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a formação técnica, científica e humanística no ensino de 2º grau técnico profissionalizante a partir da Lei Decreto nº 5.692/71 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo realiza reflexões sobre o tipo de formação técnica, científica e humanística
proposta para o Ensino de 2o Grau Técnico Profissionalizante durante os anos 1970/80 no Brasil.
Tem por objetivo colocar em questão se as práticas pedagógicas do projeto de ensino tecnicista
se configuravam ação integradora para a formação do homem para o mundo do trabalho e
para a ciência. Para tanto, realizou-se pesquisa em referenciais bibliográficos da Educação e
da Educação Profissional, bem como o estudo da legislação educacional, com destaque para a
Lei Decreto no 5.692 de 11 de agosto de 1971. O estudo discute aspectos importantes como a
aplicação da legislação educacional 5.692/71, o modelo de currículo e as práticas pedagógica
implementadas naquela época no técnico profissionalizante. | pt_BR |