dc.creator | Freire, Poliana Cristina Mendonça | |
dc.creator | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T17:30:58Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T17:30:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1201 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Trabalho e Sociedade capitalista | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a educação de jovens e adultos: contradições e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação como direito deve ser estendida e garantida a todos. Há pouco mais de cem anos
que a sua universalização passou a ser discutida e implementada no país. O objetivo deste artigo
foi desvelar as contradições na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da perspectiva
materialista histórico-dialética. Em um primeiro momento, foi apresentado um histórico da EJA
no Brasil e em seguida realizadas algumas reflexões sobre as contradições e possibilidades nesta
modalidade de ensino. O trabalho enquanto categoria foi considerado como princípio educativo
por excelência. Na EJA, a integração entre educação e trabalho pode representar um caminho de
superação da exploração capitalista, ou seja, um poderoso instrumento de formação para a ação
política transformadora. Por se tratar de uma investigação em seu estágio inicial, as reflexões
apresentadas são ainda parciais e transitórias. | pt_BR |