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dc.creatorFreire, Poliana Cristina Mendonça
dc.creatorCarneiro, Maria Esperança Fernandes
dc.date.accessioned2017-07-24T17:30:58Z
dc.date.available2017-07-24T17:30:58Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1201
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTrabalho e Sociedade capitalistapt_BR
dc.titleReflexões sobre a educação de jovens e adultos: contradições e possibilidadespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoA educação como direito deve ser estendida e garantida a todos. Há pouco mais de cem anos que a sua universalização passou a ser discutida e implementada no país. O objetivo deste artigo foi desvelar as contradições na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da perspectiva materialista histórico-dialética. Em um primeiro momento, foi apresentado um histórico da EJA no Brasil e em seguida realizadas algumas reflexões sobre as contradições e possibilidades nesta modalidade de ensino. O trabalho enquanto categoria foi considerado como princípio educativo por excelência. Na EJA, a integração entre educação e trabalho pode representar um caminho de superação da exploração capitalista, ou seja, um poderoso instrumento de formação para a ação política transformadora. Por se tratar de uma investigação em seu estágio inicial, as reflexões apresentadas são ainda parciais e transitórias.pt_BR


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