dc.creator | Santos, Danielle de Sousa | |
dc.creator | Santos, Marcela Kleiciane Nascimento Dos | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T17:24:53Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T17:24:53Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1200 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Perfil de ingressantes | pt_BR |
dc.title | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o direito a uma escola pública de qualidade: um estudo sobre o perfil dos jovens estudantes ingressantes no ensino médio técnico integrado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho configura-se a partir dos preceitos adotados na criação e expansão dos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito à democratização
do acesso à educação pública de qualidade. Intentou-se observar os limites práticos desta
democratização a partir de análise de dados dos processos seletivos para os cursos técnicos
integrados ao ensino médio da instituição no câmpus São Paulo. Para tanto, foram consideradas
as políticas públicas acionadas nos atuais processos de seleção, buscando-se traçar um perfil
dos jovens ingressantes nos cursos técnicos integrados com vistas a uma análise dos critérios
sociais, econômicos e culturais que impactam no acesso ou não a esta rede de ensino e em que
medida o fazem. Nossa indagação se pauta na caracterização deste perfil diante das demandas
de atendimento preconizadas pelas políticas de criação dos Institutos Federais. | pt_BR |