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dc.creatorSantos, Danielle de Sousa
dc.creatorSantos, Marcela Kleiciane Nascimento Dos
dc.date.accessioned2017-07-24T17:24:53Z
dc.date.available2017-07-24T17:24:53Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1200
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectPerfil de ingressantespt_BR
dc.titleInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o direito a uma escola pública de qualidade: um estudo sobre o perfil dos jovens estudantes ingressantes no ensino médio técnico integradopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho configura-se a partir dos preceitos adotados na criação e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito à democratização do acesso à educação pública de qualidade. Intentou-se observar os limites práticos desta democratização a partir de análise de dados dos processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição no câmpus São Paulo. Para tanto, foram consideradas as políticas públicas acionadas nos atuais processos de seleção, buscando-se traçar um perfil dos jovens ingressantes nos cursos técnicos integrados com vistas a uma análise dos critérios sociais, econômicos e culturais que impactam no acesso ou não a esta rede de ensino e em que medida o fazem. Nossa indagação se pauta na caracterização deste perfil diante das demandas de atendimento preconizadas pelas políticas de criação dos Institutos Federais.pt_BR


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