dc.creator | Bispo, Tatiane da Silva | |
dc.creator | Mota, Luzia | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T17:24:38Z | |
dc.date.available | 2015 | |
dc.date.available | 2017-07-24T17:24:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1199 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Arranjos produtivos locais | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas em educação e emprego | pt_BR |
dc.subject | Municípios baianos | pt_BR |
dc.title | A educação profissional e mundo do trabalho em Santo Antônio de Jesus – Bahia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa com elementos quantitativos que tem como
objetivo principal descrever as relações entre o arranjo produtivo local da cidade de Santo
Antônio de Jesus que se constitui em uma das principais cidades do recôncavo baiano e a oferta
de educação profissional realizada por instituições públicas de ensino. O trabalho apresenta
resultados parciais sobre a oferta física de matrículas nos cursos técnicos de Comércio e Logística,
ambos do eixo curricular de Gestão e negócios. A pesquisa objetiva também apresentar uma
imagem do arranjo produtivo Local a partir dos dados do IBGE. A metodologia utilizada foi
de análise documental e revisão bibliográfica. Os resultados parciais alcançados pela pesquisa
demonstram uma relativa falta de aderência entre as possibilidades econômicas da cidade e a
oferta de cursos de educação profissional, além da ausência de políticas públicas que gerem a
integração entre o sistema produtivo e o sistema educacional. | pt_BR |