dc.description.resumo | A discussão acerca do direito à educação percorre a história brasileira dos primórdios a
atualidade. Ao relacionarmos o direito à educação com as questões voltadas à profissionalização
e ao gênero, deve-se levar em consideração, a complexidade que envolve a problemática,
configurando histórias e políticas próprias. Trata-se de um estudo exploratório sobre Políticas
Públicas de Educação Profissional e Gênero no Brasil no Século XXI, desenvolvido a partir de
pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados iniciais, configuram-se em reflexões sobre
os desafios que impulsionam a investigação, destacando o papel do Estado frente às políticas
públicas implementadas, pós anos 90 e as exigências que emanam de conquistas dos movimentos
sociais. O aporte teórico dar-se na produção de intelectuais que pensam a relação Educação e
Trabalho no Brasil contemporâneo, à luz do Materialismo Histórico Dialético, pois, o estudo
envolve compreensão do processo histórico, apreciação de instrumentos que legitimam a ação
política do Estado frente à educação e a percepção dos atores sociais envolvidos. | pt_BR |