dc.creator | Azevedo, Márcio Adriano de | |
dc.creator | Azevedo, Igor Rasec Batista de | |
dc.creator | Azevedo, Patrícia Ramanna Oliveira de Lira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T17:23:56Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T17:23:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1197 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Questão Agrária | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional do Campo | pt_BR |
dc.title | A educação profissional do campo e a questão agrária: outras reflexões | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo tem como objetivo discutir a educação profissional do campo e a questão agrária, a
partir de reflexões já suscitadas em estudos anteriores, como Azevedo e Azevedo (2012). Naquele
momento, discorremos sobre a questão agrária e educação do campo, analisando algumas
controvérsias e perspectivas. Resulta ainda de interesses que vêm fundamentando o projeto de
pesquisa – em fase de construção –, de Azevedo (2015), bem como de estudos e investigações
que vêm sendo desenvolvidos pelos autores. Portanto, buscamos articular a discussão sobre a
questão e a educação do campo, incorporando algumas reflexões sobre os temas à educação
profissional, razão pela qual optamos pelo subitem outras reflexões, as quais serão apresentadas
nas considerações finais. Para a realização dos estudos, optamos pela revisão bibliográfica, tendo
como ênfase analítica as produções acadêmico-científicas, projetos de pesquisa e palestras e
conferências, nas quais se expõe as experiências vivenciadas no âmbito do IFRN. Vimos que
na macropolítica das ações voltadas à educação profissional do campo prevalece a ênfase ao
PRONATEC CAMPO, o que limita as concepções e iniciativas do que pode se constituir como
processos de educação e trabalham que transformam realidades. Desse modo, impõe-nos o
desafio de questionar sobre a necessidade de que a política voltada à educação profissional do
campo não se restrinja às ações do PRONATEC, que ações como o PROEJA sejam retomadas,
reconfiguradas e garantidas aos povos dos campos. | pt_BR |