dc.creator | Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha | |
dc.creator | Silva, Rosália de Fátima e | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T15:00:00Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T15:00:00Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1196 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Dualidade estrutural | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases | pt_BR |
dc.title | A educação profissional de 1964 a 1984: a dualidade estrutural como uma realidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca realizar um breve histórico da conjuntura da educação profissional no
Brasil no período ditadura militar (1964-1985), tentando enfatizar as marcas desse regime na
legislação, considerando o cenário político, econômico e social que influenciou diretamente a
elaboração das leis para esse nível de ensino. Como questão orientadora da análise tem-se: que
marcas estão presentes na legislação educacional no período militar que reforçaram a dualidade
estrutural na educação profissional? Para a orientação da análise partimos do pressuposto de
que as marcas da ditadura militar presentes na legislação educacional desse período reforçaram
a dualidade estrutural na educação profissional. Ao apresentar essa análise, em um contexto
específico da história do Brasil, o artigo mostra a manutenção da dualidade estrutural na
educação profissional por meio da legislação educacional. | pt_BR |