dc.creator | Cacho, Mylenna Vieira | |
dc.creator | Moura, Dante Henrique | |
dc.creator | Silva, Francisca Natália da | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T14:46:30Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T14:46:30Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1195 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | A educação de jovens e adultos integrada com a educação profissional: contrapontos dos planos nacionais de educação do século XXI no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo, baseado em análise documental e revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir
as relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional no âmbito
dos Planos Nacionais de Educação (2001-2010; 2014-2024). Para esse fim, contextualizamse
as políticas públicas brasileiras direcionadas ao público daquela modalidade, delineiase
a historicidade do PNE e refletem-se sobre as metas e objetivos/estratégias apontadas nos
Planos decenais, observando os interesses do mercado e perspectivas de concretização. O
embasamento teórico sobre políticas públicas e Estado dá-se em Santos (2010) e Poulantzas
(2000); sobre Educação de Jovens e Adultos, em Christofoli (2010) e Jardilino e Araújo (2014).
Para a fundamentação das discussões documentais sobre os Planos, utilizamos Saviani (1998),
Horta (1982), Mendonça (2002), Dourado (2010) e Di Pierro (2010). | pt_BR |