Mostrar registro simples

dc.creatorCoelho, Alexsandra Joelma Dal Pizzol
dc.creatorGarcia, Nilson Marcos Dias
dc.date.accessioned2017-07-24T13:38:02Z
dc.date.available2017-07-24T13:38:02Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1194
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPermanência e abandono escolarpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEstudantes trabalhadorespt_BR
dc.titleA contraditória relação entre os motivadores da permanência e do abandono da educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo apontar os resultados da pesquisa que analisou, a partir da visão de estudantes e ex-estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Mecânica Industrial, as motivações e razões que justificam ou explicam a sua permanência ou o seu abandono aos respectivos cursos. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, envolvendo 270 estudantes permanecentes e 25 estudantes que deixaram de frequentar uma instituição Federal com campi em Joinville e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, entre o segundo semestre de 2011 e o final de 2013. Os resultados demonstraram haver uma complexa e por vezes contraditória relação entre os motivadores do abandono e da permanência escolar, dentre eles as estabelecidas entre docentes e estudantes e entre trabalho, estudo e família, sendo estes ora geradores do abandono, ora motivadores da permanência.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples