dc.creator | Coelho, Alexsandra Joelma Dal Pizzol | |
dc.creator | Garcia, Nilson Marcos Dias | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T13:38:02Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T13:38:02Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1194 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Permanência e abandono escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Estudantes trabalhadores | pt_BR |
dc.title | A contraditória relação entre os motivadores da permanência e do abandono da educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo apontar os resultados da pesquisa que analisou, a partir
da visão de estudantes e ex-estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes em
Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Mecânica Industrial, as motivações e razões que justificam ou
explicam a sua permanência ou o seu abandono aos respectivos cursos. Como metodologia
de pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, envolvendo 270
estudantes permanecentes e 25 estudantes que deixaram de frequentar uma instituição Federal
com campi em Joinville e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, entre o segundo semestre de 2011
e o final de 2013. Os resultados demonstraram haver uma complexa e por vezes contraditória
relação entre os motivadores do abandono e da permanência escolar, dentre eles as estabelecidas
entre docentes e estudantes e entre trabalho, estudo e família, sendo estes ora geradores do
abandono, ora motivadores da permanência. | pt_BR |